1- Quais as fases de desenvolvimento de um tumor maligno?
O tumor maligno encontra-se dividido em três fases as quais se designam por iniciação, progressão e metastização.
2- Como se caracteriza cada uma dessas fases?
A iniciação é o momento em que surgem células genéticamente alteradas, as quais geram desequilibrios, bloqueando os genes responsáveis pela morte celular, em cada indíviduo surgem células neoplásicas que são naturalmente eliminadas.
A progressão é o número de células que vai aumentanto sucessivamente, que em determinado momento as células começam a invadir os tecidos vizinhos e apropriar-se de vasos sanguíneos e linfáticos para crescer ainda mais.
Por fim temos a metastização que é a fase final onde o processo não é bloqueado, e ai começa-se a perder o controlo da situação uma vez que a célula que as células são levadas na corrente sanguínea e vão desenvolver novos tumores noutros locais.
3- Qual a importância do diagnóstico precoce da doença oncológica?
A importância do diagnóstico precoce da doença oncológica é principalmente combater a doença para poder evitar males maiores.
4- Em que organismos foram, inicialmente, detectados oncogenes?
Inicialmente os oncogenes foram identificados em certos retrovírus, onde foram detectados no genoma humano e de outros animais.
5- O que é um proto-oncogene?
Um proto-oncogene são os genes normais responsáveis pela síntese de proteínas que estimulam o crescimento e a divisão das células.
6- Que mecanismos conduzem à formação de oncogenes?
O mecanismo que conduz á formação de oncogenes é o proto-oncogene.
7- Comenta a afirmação: "A mitose é um processo que está na base da continuidade da Vida, mas pode, também, ser causa de morte".
No primeiro caso, o proto-oncogene pode sofrer uma modificação onde estava inserida, passando a estar associada a regiões do DNA chamadas promotoras que aumentam a sua transcriçao.
No segundo caso pode verificar-se que o número de cópias do gene presente na célula aumentou, assim como uma amplicação da produção de proteinas que estimulam o crescimento e a divisão celular.
Na terceira situaçao uma mutação pode conduzir à síntese de proteínas estimuladores menos activas ou mais resistentes à degradação do que as proteínas normais, que em certas condições pode levar a uma anormal estimulação do ciclo celular e tornar a célula maligna.
sexta-feira, 26 de outubro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário